quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Todo tempo tomo decisões

Mesmo sem ter noção disso, decido,
Decido ser quem sou, não decidindo ser outra coisa,
Mas o que sou eu?
Quem sou eu?
Quem quero ser? 
No que me quero tornar?
Caminho confiante que tenho controle naquilo que decido,
Se vou ser amável, ou expressar a minha fúria,
Se vou sorrir ou ser desagradável,
Me vitimar ou agir,
Mas quando ajo intempestivamente? Quem decidiu?
Fui eu? Certamente que sim!
Fui eu com todo o meu passado, com toda a minha decepção, com toda a minha mágoa, com toda a minha frustração, ressentimento e recalcamento,
Quero ser assim? Não. Podia ter decido de outra forma? Certamente que sim. 
Mas que decisões são estas? Quem está a decidir?
Certamente sou eu, projetando o meu passado, o que me feriu, o que me endureceu a pele. Tudo isto decide por mim, fazendo-se passar por mim,
Mas quem sou eu? O que quero ser?
Vou ser aquele que decide em consciência, que decide com clareza de pensamento, 
Vou ser aquele que se quer movimentar por projeções saudáveis de um futuro "Eu" desprendido da bagagem emocional de um passado castrador,
Vou agir em liberdade, vou decidir em consciência, 
Vou tomar decisões construídas nos meus valores, objetivos e formas assertivas de agir comigo, com os outros e com o mundo em geral,
Vou decidir em consciência, sabendo que entre um estímulo e a minha resposta reside a minha liberdade de escolha,
Uma escolha muito mais orientada naquilo em que me quero tornar, do que naquilo em que me tornei,
A visão futura de mim mesmo será o suporte das minhas decisões,
Vou decidir o tempo todo, tomar decisões conscienciosas da versão mais grandiosa, sublime e extraordinária de mim mesmo.

Psicólogo Miguel Lucas 

facebook.com/escolapsicologia 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pensar ou tentar pensar mente não filtrada, aberto, a mente é como um pára-quedas, fechado ele não funciona Einstein
    "En ellos vemos Jamás Son cosas Tal Cual, los vemos tal cual sea lo son." Anaïs Nin __ la busque Jack Kerouac- "Si te crees libre, es Que El Tamaño de las conoces te Cárcel"

    ResponderExcluir
  3. El traductor hace cosas raras ...no se si se entenderá bien ?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.