quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Reflexão sobre o Mito da Caverna de Platão


Excelente reflexão de Magui Baptista 

O Mito da Caverna de Platão! Adorei!
Será que alguém pensa na luz? Afinal ela é tão "comum" e, todos os dias nos aparece ao amanhecer, ao acendermos a lâmpada. O progresso do mundo com a energia elétrica é incalculável, não há dúvidas. Tudo se transformou com a chegada dela pelas oportunidades que gerou em todos os aspectos de uma nova vida. A luz traz visibilidade ao que não se enxergava, aumenta a visão, a verdade sobre o que se vê e até a nova maneira que se pode ver. A luz também acende o desejo e a necessidade de se enxergar mais adiante. Não só curiosidade, mas a própria inquietação para aumentar o seu conhecimento sobre a vida, a ciência, a história, a filosofia. Sim o conhecimento é uma luz. Tira da escuridão da ignorância mentes e almas que caminham por seus raios mundo afora, estudos afora, pesquisas afora em todos os campos, trazendo a toda uma comunidade mundial os seus benefícios, embora ainda não compartilhados por todos, o que é injusto.
E a claridade do conhecer-se? Já conseguimos analisá-la com segurança? Nos mostra Platão nessa imagem do Mito da Caverna que desejar a luz e seguir a luz, em todos os aspectos que conhecemos o seu significado, é uma bússola para caminharmos pelo nosso mundo interno e pela vida que construímos.
Não sabermos como somos, pensamos, sentimos e, portanto agimos, ou não, nos coloca na mais completa escuridão sobre nossa vida. Ou seja, imaginar que ao crescermos não temos ou teremos capacidade de lidarmos de maneira adequada (amadurecida) e saudável com as situações e dificuldades que aparecerem no nosso cotidiano. Caminharemos tateando e cambaleantes e o que traz maior apreensão, só enxergaremos aquilo "que parecer ser", mas jamais o "que é ou o que se é". Portanto, a nossa visão é completamente equivocada sobre nossos sentimentos e atitudes e relacionamentos porque são apenas "sombras" do que realmente é.
Ao nos permitirmos enxergar "essa luz" sobre quem somos e o que somos, sobre a vida e o mundo, é aumentar a capacidade de amadurecimento nas nossas decisões, nas nossas escolhas porque essa luz mostra uma consciência que não existia antes.
A luz é um bem por si só.
A luz está em todo lugar.
A luz é para quem quiser usá-la, segui-la, construir com ela a si mesmo e um novo mundo.
Ao sairmos da escuridão da Caverna o horizonte se abre e se expande à nossa frente para que a evolução do ser humano se cumpra.
Fiat Lux!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.