segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Reflexão sobre a intolerância

Como eu posso falar em democracia, em liberdade de expressão, em direito de manifestar idéias, e ao mesmo tempo ser intolerante ou agressivo com alguém que pensa diferente de mim?! 

Muitos lutam pelo fim das intolerâncias, pelo fim da homofobia, pelo fim do racismo ou qualquer outro preconceito, defendendo suas bandeiras de "Justiça" (Todos queremos um mundo melhor). 
Mas nós somos ensinados a enxergar a injustiça, a pobreza ou as mazelas somente no outro, e não em nós mesmos. Não recebemos a educação necessária que nos ensine sobre a reflexão ou a auto análise. A reflexão é a leitura que o ser humano faz sobre si mesmo, interrogando ou questionando a si mesmo. E com isso é possível reconhecer que também nos comportamos com intolerância, com violência, e com preconceitos. Talvez a diferença esteja no grau ou intensidade. Talvez a nossa seja silenciosa ou invisível. E muitas vezes trocamos uma injustiça por outra, fazendo com que a "justiça" se torne injusta. 

Assistimos todos os dias notícias de alguém lutando para defender suas crenças, suas ideologias, mas ao mesmo tempo, para fazer prevalecer seu direito, acabam violando, e muitas vezes com violência, o direito e a liberdade das outras pessoas de manifestarem também suas ideias ou suas crenças. Assistimos todos os dias pessoas clamando por Deus e ao mesmo tempo, pisando na cabeça do outro. Não se respeita as individualidades, as diferenças. "Somente aquilo que acredito é importante ou correto". Vivemos num tempo de "cada um por si e Deus por mim, o outro não tem importância." Nós somos ensinados a enxergar o outro como inimigo ou adversário. Somos ensinados a odiar.

Infelizmente herdamos a falsa ideia de que a contradição é pecado ou imoral. Isso é conveniente para quem possui o poder. É a maneira de silenciar aquele que não se conforma

E assim somos conduzidos por uma educação distorcida e manipuladora, determinando o que devemos ouvir, enxergar e falar. Não nos permitem a oportunidade de pensar, de fazer escolhas através da reflexão. 

Não acabaremos com o preconceito, com a corrupção, com a violência, enfim com a ignorância sem que primeiro sejam eliminados de nós mesmos. 

É necessário se "quebrar" para viver em harmonia e equilíbrio com o mundo. Mas antes é preciso se desarmar de si mesmo.

É tempo de despertar!!! 

Por Romeu Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.